28 de abr. de 2011

Alinhavos

Aprendi a costurar bem pequena, na verdade não lembro a idade, mas lembro quando eu fiz uma boneca de pano com a Socorro e eu ainda morava em Ipanema, nossa isso faz muito tempo. Aprendi por que quis, acho que era para não depender de ninguém quando precisasse. Fechava os furos, furinhos, costurava o que descosturava e pregava os botões que cismavam em soltar! Fui aprimorando e ao longo do tempo fui aprendendo algumas coisas com minha mãe, minha avó e com minha mania de inventar coisas diferentes. Uma coisa que aprendi é que tem algumas roupas de tecidos moles que não adianta costurar que fica muito feio, só da quando o furo é bem pequenininho quase imperceptível. Outra coisa muito útil dessa coisa de saber costurar são as bainhas. Hoje em dias os tamanhos das roupas estão loucos e muitas vêm cumpridas e olha que eu não sou baixa, e tem também essa coisa de não saber se vai usar com sapato baixo ou alto. Tem calças que da só para dobrar e pronto essas são as melhores, mas têm outras que não. Ai eu faço a bainha na hora mesmo, mas essa bainha precisa ser delicada. Como não é uma bainha definitiva e eu posso querer solta-la depois, nesse caso o ponto deve ser bem separado, isso se chama alinhavar.

Só para lembrar: essa coisa de ficar alinhavando e soltando não da para fazer em qualquer calça nem em qualquer tecido. Têm tecidos, os mais delicados, que só da para alinhavar uma, duas, no máximo três vezes porque quando você solta fica todo marcado ou corre o risco de rasgar. Você não vai estragar essa calça que gosta tanto por não saber com qual sapato vai usar! Né?

Um comentário:

Isadora P. disse...

E viva a metáfora!

;)